Cuba registra avanços no Investimento Estrangeiro Direto em 2022, informa Cepal
Instalação de 35 novos negócios com capital estrangeiro impulsiona crescimento
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Prensa Latina - De acordo com dados divulgados na terça-feira (10), pela Cepal, Cuba registrou avanços no Investimento Estrangeiro Direto (IED) em 2022, com a instalação de 35 novos negócios com capital estrangeiro, 18 a mais em relação a 2021. O valor total recebido foi superior a 400 milhões de dólares, um acréscimo de 200 milhões em relação ao ano anterior.
Segundo o secretário executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), José Manuel Salazar-Xirinachs, os setores prioritários para o país caribenho são a produção de alimentos (28%), turismo (18%), petróleo (16%) e indústria (14%), de acordo com o organismo da ONU. Salazar-Xirinachs destacou a promoção de exportações como uma das principais oportunidades identificadas em trabalhos realizados com o governo cubano, pois é de extrema importância para o recebimento de divisas diante das restrições de acesso aos mercados internacionais.
Dentre as potencialidades de Cuba, foram mencionados produtos biofarmacêuticos, exportações tradicionais como níquel, rum, tabaco e açúcar, além da exploração de novas áreas, como o cobalto, um mineral do qual a ilha possui a terceira maior reserva mundial. O secretário executivo também mencionou os serviços de informática e profissionais, nos quais Cuba possui uma grande quantidade de graduados.
A Cepal ressaltou os benefícios da Carteira de Oportunidades, uma política que atualiza e estrutura os dados sobre projetos de investimento, sistematizando as informações por setores, valores e províncias. Além disso, o país conta com um balcão único de investimento estrangeiro, o que agiliza os processos de obtenção de permissões, licenças e autorizações, de acordo com a Cepal.
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe apresentou hoje seu relatório sobre Inversão Estrangeira Direta na região, a qual teve um aumento de 55,2% em 2022 e atingiu seu valor histórico máximo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247