América latina

Cuba diz que EUA são responsáveis pelos protestos de 2021, os maiores em décadas

"Os Estados Unidos têm responsabilidade direta pelos distúrbios de 11 e 12 de julho de 2021", disse o jornal Granma, dirigido pelo Partido Comunista

(Foto: Maria Alejandra Cardona/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Cuba acusou nesta segunda-feira (10) o governo dos Estados Unidos de ter "responsabilidade direta" pelos protestos que abalaram a ilha caribenha há dois anos e que marcaram as maiores manifestações desde a revolução de 1959 liderada por Fidel Castro.

"Os Estados Unidos têm responsabilidade direta pelos distúrbios de 11 e 12 de julho de 2021", disse o jornal Granma, dirigido pelo Partido Comunista, em editorial de primeira página antes do aniversário dos protestos.

continua após o anúncio

O jornal disse que as pessoas foram abertamente incitadas e receberam verbas dos Estados Unidos para infringir a lei em atos de roubo e agressão – mesmo quando Washington fortalecia suas sanções enquanto a economia de Cuba passava por dificuldades por conta do impacto da pandemia de coronavírus.

O editorial também denunciou uma "campanha de desinformação e calúnia" nas redes sociais. "As calúnias promovidas pela Casa Branca, relacionadas a eventos que patrocinou em 2021, são usadas como pretexto para manter uma política de pressão máxima contra Cuba", afirmou.

continua após o anúncio

O Departamento de Estado dos EUA disse que não estava por trás dos protestos de 2021 e reiterou os pedidos de libertação imediata de cerca de 700 presos políticos cubanos. "Como o mundo inteiro sabe, o povo cubano protestou por si mesmo", disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA, acrescentando que "o regime continua a reprimir violentamente praticamente qualquer tipo de dissidência pública pacífica e detém, assedia e ameaça famílias de manifestantes detidos que ousam falar publicamente sobre seus familiares detidos".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247