Cuba acusa União Europeia de colocar em risco o sucesso da III cúpula UE-Celac
Chanceler Bruno Rodríguez Parrilla afirmou que Cuba irá ao evento "com espírito construtivo"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Sputnik) - O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, acusou a União Europeia de colocar em risco o sucesso da III cúpula UE-Celac, programada para os dias 17 e 18 de julho em Bruxelas, Bélgica.
"Denuncio a falta de transparência e o comportamento manipulador da União Europeia na preparação da III Cúpula Celac-UE, que colocam em sério risco o sucesso da reunião. Resta pouco tempo, mas ainda não é tarde demais para evitar um fracasso", publicou o ministro no Twitter.
Rodríguez Parrilla afirmou que Cuba irá ao evento "com espírito construtivo" e "contribuirá o máximo possível para fortalecer, com base na igualdade e respeito mútuo, o diálogo e a cooperação" entre as duas partes.
O chefe da diplomacia cubana lembrou que os líderes da Celac e da União Europeia vão se reunir pela primeira vez em oito anos.
"Tentam impor formatos restritivos e divisivos que impossibilitariam discussões diretas e transparentes, e pretendem ocultar da imprensa e da opinião pública o conteúdo dos debates. São organizados unilateralmente fóruns paralelos à Cúpula", declarou o alto diplomata cubano em um vídeo anexado à publicação.
A parte europeia, destacou Rodríguez Parrilla, decide por si própria quem serão os representantes da região da Celac nesses eventos. Essas atividades do bloco comunitário também colocam em risco a possibilidade de alcançar acordos finais na Cúpula, relatou.
"A Celac é a voz sólida e unida da América Latina e do Caribe e deve ser respeitada. Aqueles que tentarem impor uma visão enviesada e eurocêntrica nas relações biregionais, pretendendo ignorar as prioridades e interesses de nossa região, não terão nenhuma chance de sucesso em Bruxelas", constatou o ministro cubano.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247