América latina

Constituinte chilena declara América Latina e o Caribe como área prioritária nas relações internacionais

O artigo foi aprovado por 104 parlamentares e passou a fazer parte do anteprojeto da nova Constituição do país

www.jpereira.net info@jpereira.net
www.jpereira.net info@jpereira.net (Foto: jose pereira)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ARN - A Convenção Constitucional do Chile aprovou nesta sexta-feira (22) acrescentar ao projeto de nova Constituição um artigo que declara a América Latina e o Caribe como área prioritária nas relações internacionais.

“O Chile declara a América Latina e o Caribe como área prioritária em suas relações internacionais”, afirma o documento compartilhado pela Convenção em sua conta no Twitter e acrescenta que o país “está comprometido em manter a região como uma zona de paz e livre de violência , promover a integração regional, política, social, cultural, econômica e produtiva entre os Estados e facilitar o contato e a cooperação transfronteiriça entre os povos indígenas”.

continua após o anúncio

Esta votação terminou com 104 votos a favor, 36 contra e nove abstenções. Com dois terços dos votos necessários, o artigo 20 foi aprovado no projeto de nova Constituição. 

Este documento acrescenta que as relações internacionais do Chile se baseiam no respeito ao direito internacional, nos princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção em assuntos de competência interna dos Estados, multilateralismo, solidariedade, cooperação, autonomia política e igualdade entre os estados nacionais.

continua após o anúncio

Por outro lado, afirma que também "está comprometido com a promoção e o respeito da democracia, o reconhecimento e a proteção dos direitos humanos, a inclusão e a igualdade de gênero, a justiça social, o respeito à natureza, a paz, a convivência e a resolução pacífica de conflitos, e com o reconhecimento, respeito e promoção dos direitos dos povos e nações indígenas e tribais de acordo com o direito internacional dos direitos humanos".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247