Congressistas chilenos dialogam sobre processo de elaboração da nova Constituição
Líderes do Congresso Nacional do Chile continuarão nesta sexta-feira (9), as reuniões com diferentes atores políticos para avançar em direção a um novo processo constitucional
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Nesta sexta-feira (9), os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Álvaro Elizalde e Raúl Soto, se reunirão com o chefe da Diretoria do Serviço Eleitoral, Andrés Tagle, informa a Prensa Latina.
“Estamos interessados em considerar essas diferentes perspectivas e enriquecer o processo de diálogo com as forças políticas para chegar a uma proposta que nos permita definir um itinerário constituinte”, disse Elizalde.
Enquanto isso, Soto destacou a importância de receber as iniciativas dos partidos políticos, dos blocos, e também incorporar as visões dos prefeitos, governadores e da sociedade civil.
Na véspera, os líderes parlamentares receberam o presidente da Central Unitária dos Trabalhadores (CUT), David Acuña, e o secretário-geral, Eric Campos.
“O processo não vai parar. É um processo democrático e todos os atores, políticos e sociais, estão comprometidos em promover as mudanças que nossa sociedade precisa”, disse o dirigente do maior sindicato do país.
Campos, por sua vez, lembrou a expectativa do povo chileno de superar a Constituição imposta em 1980.
No referendo de 4 de setembro passado, uma proposta de substituição da Carta Magna foi rejeitada por 61,86% dos votos, em um dia em que exerceram o direito de sufrágio mais de 13 milhões de chilenos.
O presidente chileno, Gabriel Boric, declarou que o povo não estava satisfeito com o projeto apresentado pela convenção constitucional e, portanto, o rejeitou.
Boric expressou seu compromisso de construir, junto com o Congresso e a sociedade civil, um novo projeto constituinte.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247