Comissão Intergovernamental Rússia-Cuba fortalece laços estratégicos
Encontro ocorre em uma situação complexa de aumento do bloqueio à ilha e das sanções das potências imperialistas à Rússia

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Prensa Latina - A 20ª sessão da comissão intergovernamental para a cooperação econômico-comercial e científico-técnica Rússia-Cuba busca nesta quinta-feira (18), fortalecer os laços estratégicos entre os dois países, em meio a uma difícil conjuntura internacional.
O vice-primeiro-ministro Dmitri Chernyshenko, que lidera o lado russo da referida comissão, chegou na quarta-feira a Havana, onde se reunirá com o presidente Miguel Díaz-Canel, indicou o site oficial do Executivo russo.
Além da participação nos trabalhos da comissão intergovernamental, o vice-chefe do Governo russo assiste na sexta-feira ao encerramento da 11ª Reunião do Comité Empresarial dos dois países, cuja inauguração ocorreu na quarta-feira no Hotel Nacional de Havana.
Chernyshenko e a comitiva que o acompanha também visitarão a metalúrgica Antillana de Acero José Martí.
Na sessão desta quinta-feira, Chernyshenko terá um encontro com o vice-primeiro-ministro e chefe de Comércio Exterior e Investimentos Externos de Cuba, Ricardo Cabrisas, reunião plenária e assinatura de uma declaração final, entre outros documentos.
Durante o fórum empresarial desta quarta-feira, foi destacada a mudança de cenário entre a reunião da capital e a 10ª edição, realizada em setembro de 2019 em Moscou, já que Cuba enfrenta um bloqueio reforçado e a Rússia uma guerra econômica do Ocidente que quer dar-lhe um caráter extraterritorial.
O presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Antonio Carricante, na abertura do evento, referiu-se a projetos como a possibilidade de um acordo específico na esfera agroindustrial com a região de Krasnodar, no sul da Rússia.
Por seu lado, o representante comercial da embaixada da Federação Russa em Cuba, Serguei Baldin, indicou que em 2022 o câmbio bilateral se manteve nos 450 milhões de dólares, valor em que as exportações russas triplicaram.
O encontro contou com a participação de 52 empresas e 106 cubanos, além de exposições sobre produção de vinho, produção de rum, materiais de construção, bem como tecnologias de iluminação pública, entre outros.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247