América latina

Colômbia suspende compromisso de trégua com rebeldes

O governo colombiano e os rebeldes do ELN concluíram três semanas de negociações de paz em dezembro, mas nenhuma trégua foi assinada

(Foto: REUTERS/Federico Rios/File Photo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BOGOTÁ, 4 de janeiro (Sputnik) - O governo colombiano retirou nesta quarta-feira (4) seu compromisso de uma trégua de seis meses com rebeldes de esquerda depois que o Exército de Libertação Nacional (ELN) negou concordar em retribuir a medida.

"O governo colombiano decretou um cessar-fogo bilateral, mas, dada a posição publicamente anunciada ontem pelo ELN, decidimos suspender os efeitos legais do Decreto 2.657 de 31 de dezembro", disse o ministro do Interior, Alfonso Prada.

O governo colombiano e os rebeldes do ELN concluíram três semanas de negociações de paz em Caracas, capital da Venezuela, em dezembro, mas nenhuma trégua foi assinada.

O ELN disse que cessaria o fogo até 2 de janeiro para criar um clima de paz melhor. O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou na véspera de Ano Novo que a trégua duraria até o final de junho, mas a guerrilha negou ter concordado com ela. O ELN argumentou que está pronto para discutir a trégua nas próximas negociações de paz, que o México deve sediar. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247