Colômbia: Petro lidera corrida presidencial com 43,6%, contra 26,7% de Gutiérrez
Nas posições seguintes aparecem o ex-prefeito de Bucaramanga, Rodolfo Hernández, com 13,9% de apoio, e o ex-prefeito de Medellín e candidato do centro, Sergio Fajardo, com 6,5%
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
ARN - Gustavo Petro continua sendo o favorito para vencer o primeiro e o segundo turno das eleições na Colômbia, indicou o levantamento da consultoria Invamer publicado nesta sexta-feira pelo jornal El Espectador.
Petro aparece em primeiro lugar com 43,6% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Medellín conservador Federico Gutiérrez, com 26,7%. Nas posições seguintes aparecem o ex-prefeito de Bucaramanga, Rodolfo Hernández, com 13,9% de apoio, e o ex-prefeito de Medellín e candidato do centro, Sergio Fajardo, com 6,5%. A posição dos quatro primeiros candidatos na pesquisa Invamer coincide com a das pesquisas do Centro Nacional de Consultoria e do Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica.
Esta é a primeira pesquisa Invamer após as eleições de março, nas quais foram eleitos os futuros legisladores e realizadas as primárias dos três principais blocos políticos. Além de concentrar a intenção de votar em um candidato, os resultados das eleições legislativas também geraram mudanças em outros candidatos e influenciaram na formação de alianças. O candidato do partido no poder, Iván Zuluaga, desistiu da disputa e o Centro Democrático apoiou Gutiérrez. O Partido Liberal negociou uma aliança com o Pacto Histórico, mas finalmente decidiu nesta semana apoiar Gutiérrez.
Se comparados os resultados das pesquisas do Invamer antes e depois das primárias, Petro caiu 1 ponto percentual (de 44,6% para 43,6%), Gutiérrez cresceu 18 (de 8,7% antes das primárias para 26,7% agora) e Fajardo perdeu 8,5 (de 15% a 6,5%); Hernández, que não participou das primárias, cresceu menos de 1 ponto (de 13,1% para 13,9%).
Segunda rodada
Dessa forma, Petro venceria as eleições em 29 de maio, mas concorreria com Gutiérrez no segundo turno em 19 de junho.
Sobre a votação, Invamer indica que a vitória também seria do senador, embora a distância entre os dois venha se estreitando desde novembro.
Nesta última pesquisa, Petro aparece com uma intenção de voto de 52,4% no segundo turno, contra 45,2% de Gutiérrez, o que implica uma diferença de 7,2 pontos. Na medição de fevereiro, a vantagem do Petro foi de 22,5 pontos e, em novembro, foi de 31,1.
Se observarmos a evolução da intenção de voto entre novembro e abril dos dois candidatos ao segundo turno, vemos que a de Petro caiu 11,2 pontos percentuais enquanto a de Gutiérrez cresceu 12,7 pontos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247