Colômbia aprova reforma tributária com aumento de impostos sobre petróleo e parcela mais rica do país
Governo do presidente Gustavo Petro espera arrecadar uma receita de cerca de 20 trilhões de pesos colombianos. O valor corresponde a cerca de 1,4% do PIB da Colômbia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Congresso colombiano aprovou nesta quinta-feira (4) um pacote tributário que inclui um imposto cobrado sobre os ativos dos colombianos ricos, que ganham acima de 10 milhões de pesos por mês (cerca de R$ 10 mil), além de uma taxa mais alta sobre os dividendos, e o veto sobre a dedução de pagamentos de royalties para fins de imposto corporativo.
O governo do presidente Gustavo Petro espera arrecadar uma receita de cerca de 20 trilhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 20 bilhões). O valor corresponde a cerca de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia.
“Esta é a reforma mais progressiva da História da Colômbia, obviamente há alguns setores que vão pagar mais impostos, mas todos têm altos ganhos”, disse o ministro da Fazenda, José Antonio Ocampo, de acordo com o jornal O Globo.
“Petróleo e mineração representam cerca de 30% do investimento estrangeiro direto e cerca de metade das receitas de exportação do país. O governo prevê que o déficit fiscal encolherá para 4,3% do PIB em 2023, de 5,6% este ano”, ressalta a reportagem.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247