Chilenos vão às urnas no domingo para eleger Conselho Constitucional
O Conselho Constitucional será instalado no dia 7 de junho e terá a responsabilidade de elaborar e aprovar a proposta de carta magna

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Os chilenos elegem neste domingo (7) o Conselho Constitucional encarregado da redação final do projeto de uma nova Carta Magna, que substituirá a imposta pela ditadura (1973-1990),informa a Prensa Latina
Mais de 15 milhões de eleitores são convocados às 2.932 mesas de votação em todo o país para escolher os 50 membros daquele órgão colegial, entre as cinco listas que concorrem.
Participa do processo a coalizão de esquerda Unidade pelo Chile, formada pelos partidos Convergência Social, Partido Comunista, Socialista e Liberal, Revolução Democrática, Comunes, Federação Regionalista Social Verde e Ação Humanista.
Representando o centro está a aliança Todos pelo Chile, formada pelos partidos Democracia Cristã e Radical e Pela Democracia.
A direita, organizada sob o nome de Chile Seguro, vai com os grupos Renovación Nacional, Unión Democrata Independiente e Evopoli.
Do lado deles estão o conservador Partido Popular, que registrou sua lista como Pacto pelo Povo, e o Partido Republicano, formação de extrema direita.
O Conselho Constitucional será instalado no dia 7 de junho e terá a responsabilidade de elaborar e aprovar a proposta de carta magna que será submetida a referendo no dia 17 de dezembro e, se aprovada, substituirá a lei fundamental em vigor desde 1980.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247