Chile: com paridade de gênero, Boric anuncia subsecretários do governo
Boric disse que o trabalho em equipe será fundamental para que seu novo Gabinete esteja à altura dos desafios que o povo chileno precisa
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
TeleSur - O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, anunciou na terça-feira as 39 pessoas que estarão à frente dos diferentes subsecretários de seu futuro governo, e cuja composição é composta por 20 homens e 19 mulheres.
Esse equilíbrio entre os eleitos continua com a linha evidenciada por Boric na eleição de seu gabinete ministerial; ao expressar como uma das prioridades "trabalhar em equipe, estar sempre à altura dos desafios que as pessoas precisam e sempre lembrar como chegamos até aqui".
A partir de 12 de março tomará posse o novo Gabinete Boric, sobre o qual o futuro presidente detalhou que possui uma equipe com as capacidades necessárias para comandar o processo de transformação que o país sul-americano necessita.
Das 39 nomeações feitas pelo futuro chefe de Estado, 24 pertencem à coalizão de esquerda Aprovo Dignidade, formada pela Frente Ampla e partidos comunistas; dois do Partido Socialista e outros dois do Partido para a Democracia (ambos de centro-esquerda); e os 11 restantes não têm filiação em nenhuma formação política, ou seja, são independentes.
Assim, Manuel Monsalve, Miguel Crispi Serrano e Eduardo Vergara foram eleitos subsecretários do Ministério do Interior; enquanto Valeska Naranjo Dawson atuará como Subsecretária Geral do Governo; e Macarena Lobos Palacio o fará como subsecretário-geral da Presidência.
Enquanto isso, Claudia Sanhueza Riveros atuará como Subsecretária de Finanças; Luz Vidal Huiriqueo em Mulheres e Equidade de Gênero; e Ximena Carolina Fuentes Torrijo, e José Miguel Ahumada Muga em Relações Exteriores.
Da mesma forma, Javiera Petersen Muga, Verónica Ilse Kunze Neubauer e Julio Salas Gutiérrez assumirão o cargo de Subsecretário de Economia, Desenvolvimento e Turismo; assim como Nicolás Cataldo Astorga, María Isabel Díaz Pérez e Verónica Figueroa Huencho como subsecretários da pasta de Educação.
O Ministério do Meio Ambiente terá como subsecretário Maximiliano Proaño Ugalde; enquanto o Trabalho e Previdência Social contará com os serviços de Giorgio Boccardo Bosoni e Cristian Larraín Pizarro.
Em 19 de dezembro, Gabriel Boric venceu o segundo turno das eleições chilenas, no qual obteve aproximadamente 55% dos votos, ante os 44 pontos percentuais alcançados pelo candidato de direita José Antonio Kast.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247