América latina

Cepal eleva projeção de crescimento para América Latina e Caribe em 2021

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) prevê crescimento de 5,9% para a região em 2021, ante previsão anterior de 5,2%. Contudo, a Cepal ressaltou que o desempenho superior não será suficiente para recuperar os níveis pré-pandemia

Pessoas caminham em rua de comércio popular em São Paulo
Pessoas caminham em rua de comércio popular em São Paulo (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), elevou para 5,9% sua estimativa de crescimento econômico para a região este ano, diante de expectativas de retomada da economia global. 

No início de julho, a Cepal previa crescimento de 5,2% para a região. A economia do Brasil deve crescer 5,2%, ante previsão anterior de 4,5%. O México deverá observar um crescimento de 6,2%, ante previsão anterior de 5,8%.

continua após o anúncio

A Cepal destaca que a alta nas previsões se deve também pelo fato de a base de comparação ter sido rebaixada por conta dos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19. “A dinâmica de crescimento em 2021 reflete o efeito de uma base de comparação baixa devido à queda de 2020 e de um forte componente de carrego estatístico”, disse a Cepal em seu relatório.

O órgão acrescentou que a isso se somam “os efeitos positivos do contexto internacional e da gradual abertura das economias e a flexibilização das medidas de distanciamento físico”.

continua após o anúncio

Contudo, a Cepal ressaltou que o desempenho superior não será suficiente para recuperar os níveis pré-pandemia. Além disso, o avanço desigual da vacinação na região pode retardar o processo de retomada. 

O consumo privado será o principal motor de crescimento em 2021 e 2022, prevê a organização, representando mais da metade do incremento da atividade econômica.

continua após o anúncio

A Cepal prevê uma forte desaceleração do crescimento em 2022, que deve ser de 2,9%. (Com informações da CNN Brasil). 

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247