América latina

Castillo está detido na mesma prisão onde está Fujimori, diz Reuters

Pedro Castillo foi removido do cargo na quarta-feira em um julgamento de impeachment, depois de tentar dissolver o Congresso ilegalmente, numa tentativa frustrada de golpe

Pedro Castillo
Pedro Castillo (Foto: REUTERS/Angela Ponce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Reuters - Pedro Castillo, deposto do cargo de presidente do Peru na quarta-feira, foi detido em uma prisão policial em Lima, onde outro ex-presidente, Alberto Fujimori, também está preso, disse uma fonte judicial à Reuters na quinta-feira

Castillo foi removido do cargo na quarta-feira em um julgamento de impeachment, depois de tentar dissolver o Congresso ilegalmente, numa tentativa de permanecer no poder que saiu pela culatra quando seus antigos aliados e ministros se voltaram contra ele.

continua após o anúncio

Ele foi preso horas depois, e imagens de televisão o mostraram chegando na quarta-feira à noite em um helicóptero, com as mãos unidas sob um cobertor e em meio a extensas medidas de segurança, na sede do Departamento de Operações Especiais (Diroes), no leste da capital.

A fonte disse que o esquerdista Castillo, de 53 anos, havia sido detido na sede, onde Fujimori --que governou o Peru com punho de ferro entre 1990 e 2000-- está cumprindo um mandato de 25 anos por violações dos direitos humanos e corrupção em uma cela construída para esse fim.

continua após o anúncio

As autoridades policiais e judiciais se recusaram a comentar sobre o atual paradeiro de Castillo, e a Reuters não pôde contactar imediatamente a seus advogados.

Sua ex-vice-presidente, Dina Boluarte, foi empossada como a primeira mulher líder do país na noite de quarta-feira.

continua após o anúncio

Castillo havia tentado evitar o julgamento de quarta-feira, previamente agendado e o terceiro que enfrentou em um ano, anunciando a dissolução do Parlamento, um movimento que provocou demissões ministeriais e alegações de um golpe de estado.

O promotor público do Peru disse que Castillo havia sido detido por alegações de rebelião, agindo inconstitucionalmente e conspirando contra o governo.

continua após o anúncio

Ex-professor e agricultor, ele tomou posse em julho de 2021 após vencer uma eleição apertada contra a filha mais velha de Fujimori, Keiko Fujimori.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247