América latina

Camponeses e indígenas da Guatemala protestam contra governo neoliberal (vídeo)

Famílias indígenas que protestavam foram despejadas na terça-feira por um grupo de policiais

(Foto: @SantiagoTeleSUR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TeleSur - Pelo segundo dia consecutivo, o Comitê de Desenvolvimento Camponês da Guatemala (Codeca) bloqueou algumas rodovias importantes do país na terça-feira como pressão contra o governo de Alejandro Giammattei, que chamou os protestantes camponeses e indígenas de "desesperados".

Pelo menos 16 pontos foram bloqueados pelos integrantes da Codeca, que também denunciaram o alto custo da cesta básica, o aumento do preço dos combustíveis, além de cortes arbitrários de energia por parte das empresas.

continua após o anúncio

Um confronto aconteceu na capital, próximo à Universidade de San Carlos de Guatemala, onde agentes da Polícia Nacional Civil (PNC) e forças antimotim compareceram para tentar silenciar o protesto.

Enquanto isso, o presidente Alejandro Giammattei assegurou que os bloqueios em todo o país têm um fim político para pessoas que pediram desesperadamente para ganhar destaque, ao mesmo tempo que afirma ser uma manifestação política.

Ele também comentou que nesta terça-feira eles conseguiram evitar alguns bloqueios e desbloquear outros pontos, e disse que estão sendo feitas denúncias criminais, inclusive contra pessoas que aspiram a cargos eleitorais.

continua após o anúncio

No contexto dos protestos, cerca de 96 famílias Q'eqchi foram despejadas nesta terça-feira por um grande grupo de agentes da PNC, enquanto denunciavam que a Polícia usou máquinas pesadas para destruir suas casas; os pertences das famílias também foram queimados.

Esta nova etapa das mobilizações da Codeca dá continuidade às de julho passado, em decorrência da destituição da então titular da Procuradoria-Geral da República, Consuelo Porras, e tem o denominador comum de chamar a atenção do público em seu projeto de governo para sair da crise atual.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247