América latina

Brasil discute criação de Pix Internacional com quatro países da América Latina, diz presidente do Banco Central

"Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço", disse Roberto Campos Neto

Roberto Campos Neto | Pix é o pagamento instantâneo brasileiro
Roberto Campos Neto | Pix é o pagamento instantâneo brasileiro (Foto: Pedro França/Agência Senado | Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que está discutindo um projeto visando criar um Pix Internacional com pelo menos quatro países latino-americanos: Uruguai, Colômbia, Equador e Chile. 

“Estamos pensando como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo conosco como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço”, disse Campos Neto, durante um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, de acordo com o Metrópoles

continua após o anúncio

“Acho que isso é uma forma de unificar o bloco, sem necessidade de falar em termos de moeda (única). Se a gente tem um pagamento instantâneo, já unificado, nós já fazemos o trabalho de pagamento transfronteiriço”, ressaltou o presidente da autoridade monetária.  

Ainda segundo o presidente do BC, o real digital, moeda digital desenvolvida pelo BC que funcionará como extensão das cédulas físicas de dinheiro e alternativa para operações eletrônicas, deverá entrar em funcionamento até o final do próximo ano.

continua após o anúncio

“No mês que vem, a gente vai ter o projeto-piloto funcionando, um piloto da moeda digital. O Brasil vai ser um dos primeiros países do mundo a fazer isso”, afirmou Campos Neto. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247