América latina

Após derrota em eleição, apoiadores de candidato de direita entram em confronto com policiais no Paraguai

Candidato de direita Paraguayo Cubas exigiu a recontagem dos votos e pediu a seus apoiadores que protestassem contra o resultado do pleito

Apoiadores do candidato presidencial Paraguayo Cubas tentam parar carro do lado de fora da sede da corte eleitoral do Paraguai, em Assunção 01/05/2023
Apoiadores do candidato presidencial Paraguayo Cubas tentam parar carro do lado de fora da sede da corte eleitoral do Paraguai, em Assunção 01/05/2023 (Foto: REUTERS/Cesar Olmedo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Apoiadores de um candidato de direita que ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais do Paraguai entraram em confronto com a polícia do lado de fora do tribunal eleitoral na segunda-feira, em meio a denúncias de fraude em uma votação que o governista Partido Colorado venceu confortavelmente.

A polícia colocou cercas ao redor da sede do tribunal e disparou balas de borracha contra jovens manifestantes que atiravam pedras, disseram as autoridades, depois que centenas de apoiadores do candidato Paraguayo Cubas se reuniram.

continua após o anúncio

Em outros lugares, manifestantes bloquearam estradas queimando pneus e destruindo outdoors com a foto do presidente eleito Santiago Peña, um economista de 44 anos que obteve 43% dos votos no domingo, contra 27% do segundo colocado, Efraín Alegre.

Cubas, que surpreendeu os observadores ao obter quase 23% dos votos, exigiu uma recontagem em uma publicação no Instagram e pediu a seus apoiadores que protestassem.

continua após o anúncio

"Não estamos satisfeitos. As eleições nos foram roubadas. Simples assim", disse Yolanda Paredes, senadora eleita e esposa de Cubas, a repórteres.

Cubas deveria viajar na terça-feira de seu reduto eleitoral em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, para a capital, Assunção.

continua após o anúncio

Alegre disse no Twitter que também está pedindo que a Justiça Eleitoral faça uma recontagem e uma auditoria internacional dos programas de computador usados nas urnas eletrônicas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247