A voz da América Latina se fará ouvir na cúpula Celac-União Europeia, afirma Díaz-Canel
Presidente de Cuba conta com ação solidária dos amigos europeus
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Prensa Latina - O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, garantiu nesta quarta-feira (12), que os povos latino-americanos se farão escutar na 3ª Cúpula de dirigentes da Celac e União Europeia, que se realizará em Bruxelas nos dias 17 e 18 de julho.
Aludindo a um tuíte do eurodeputado Manuel Pineda, o chefe de Estado cubano disse que “lá estaremos junto com os amigos de Cuba na Europa que são muitos e muito queridos para nós. Um grande abraço @ManuPineda”, escreveu no Twitter.
Mais cedo, Pineda informou na própria rede social que o Parlamento Europeu aprovou uma resolução anticubana, a qual qualificou como "papel molhado" com o qual tentam fazer barulho antes da reunião da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e União Européia (UE).
O parlamentar europeu denunciou que esta resolução mais uma vez serviu de instrumento da extrema-direita com a intenção de atingir a reunião de alto nível da entre a Celac e a União Europeia, mas não conseguirá, assegurou Pineda.
Da mesma forma, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, também expressou no Twitter que a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) exorta à realização bem-sucedida dessa reunião.
A ALBA-TCP espera que a 3ª Cúpula Celac-UE promova um debate transparente, respeitoso, participativo e plural e identifique soluções para enfrentar coletivamente os desafios de ambas as regiões, afirmou Rodríguez.
O chefe da diplomacia cubana denunciou recentemente a falta de transparência e o comportamento manipulador da UE na preparação da 3ª Cúpula Celac-UE e alertou que esta ação compromete seriamente o sucesso da reunião e a possibilidade de se chegar a acordos finais.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247